quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Eleições Presidenciais 2018

Tenho  bons amigos nas redes sociais.
Alguns corinthianos, outros São Paulinos, outros torcem pro Santos. Eu sou Palmeirense e assim a gente convice bem, cada um zuando com o seu cada qual nos momentos oportunos. E este ano teremos Copa do Mundo. Não importa a tanga que a Seleção Brasileira esteja e nem as dificuldades que o Brasil enfrente, em junho, todos nós seremos Brasleiros e torceremos para a nossa seleção desempenhar bem e chegar as finais de mais um Copa do Mundo.
Mas, (lá vem o mas), além da Copa do Mundo, nós teremos as eleições presidenciais e isso define muita coisa para o futuro da maioria.
2018 é um crucial para o futuro do Brasil, especialmente se queremos ter um país democrático, mantendo as nossas liberdades de falar o que queremos, ouvir o que não queremos, expressar nossas ideias sem sofrer ataques aos direitos individuais de livre iniciativa, de proteção à familia e o culto religioso, seja ele qual for.
Este ano haverá um numero bem considerável de candidatos, embora o principal nome das eleições livres e diretas desde 1989 provavelmente não irá participar em função das condenações nos processos de lavagem de dinheiro e de ocultação de patrimônio por desvio de finalidade e trafico de influencia. Lula da Silva, praticamente está fora de combate, embora não esteja morto.
Segue a lista de postulantes a candidatos a Presidente da Republica para este ano da Graça de 2018 ( na ordem em que eu for me lembrando)
- João Amoedo
- Sonia Guajajara
- Valeria Monteiro
- Manuela D’Avila
- Jose Maria Eymael
- Geraldo Alckmin
- Alvaro Dias
- Luciano Huck
- Ciro Gomes
- Christovam Buarque
- Dr. Robert Rey
- Henrique Meirelles
- Marina Silva
- Paulo Rabello de Castro
- Jair Messias Bolsonaro ( colocado intencionalmente como ultimo da lista por ser o mais conhecido na atualidade e, salvo algo que impossibilite, meu candidato).
Merecem respeito nesta lista, o Senador Christovam Buarque, embora tenha sido do PT, aparentemente parece estar fora do alcance de denuncias de corrupção. É um politico que demonstra seriedade, porém não me demonstra carisma e nem a energia necessária.
Menos provavel, mas igualmente merecedor de respeito, ao meu ver está o Dr. Robert Rey. É um cara inteligente, tem uma visão nacionalista e desenvolvimentista. Falta-lhe historia politica, mas um cara que operou um bocado de celebridades americanas deve ter feito algo certo na vida...
Os demais, pesam sobre eles muito mais duvidas do que certezas. Mas eleição é guerra, e todo mundo vai disputar, talvez até mesmo a tapa, a preferência do eleitor.
Ciro Gomes, é um politico experimentado, já  foi Ministro. Mas isso, na minha opinião,  não o qualifica, para ser nada mais do que Ministro.
E Jair Bolsonaro nessa bagunça toda? Quase 30  anos de atividade parlamentar, projetos que nunca foram pra frente, a não ser o do voto impresso, cujo argumento para ser aprovado, foi informar aos colegas do Parlamento que se, ao não se auditar as eleições, diversos parlamentares podem ser eleitos de forma fraudulenta no futuro. Bastou! Conseguiu aprovar seu unico, mas mais pró democratico projeto de Lei em sua longa vida Parlamentar.
Mas, por que eu, um qualquer apoio Jair Bolsonaro? Vou tentar explicar.
Até 2012, eu tinha a mesmissima ideia sobre Jair Bolsonaro que tinha a maioria das pessoas. Um militar truculento, encrenqueiro, que não agregava, que só se metia em confusão e usava palavras ofensivas contra negros, gays e indios.
Até que um dia, ao me deparar com a noticia de um medico assassinado perto de casa,  quando ladrões pararam de moto e tentaram levar o carro dele, fiquei pensando. Será que não tem nenhum politico que seja capaz de olhar para isso e reavaliar como alguem poderia se auto-defender com uma arma de fogo, para uso se necessário?
Fui pesquisar na internet, e obvio, foi o primeiro nome que aparceu. Jair Bolsonaro é a favor de liberar armas para o cidadão que assim o desejar. Pensei:  “ Não é possivel”. Fui procurar saber mais.
As ideias dele, simplesmente eram iguais as minhas. Sem moleza pra ladrão, direito a uso de arma, pena de morte para  preso irrecuperavel (clausula petrea da CF88 eu sei, mas eu acho que bandido irrecuperavel tem que desocupar espaço). Naquele dia comecei a acompanhar as atividades de JBM, e aos poucos fui vendo que tinha bastante gente que pensava igual a mim.
Um cara que queria trazer de voltas os valores que aprendi  na minha infancia, de amor a Patria, de respeito aos mais velhos, aos professores, aos pais. Comecei a lembrar que quando eu era criança, nos anos 70 do seculo XX, um termometro de como professor era prestigiado, era olhar o estacionamento da escola publica. Professor era uma profissão de respeito e bem remunerada. A maioria dos professores tinham carros bons e novos nos anos 70.
De familia pobre como vim, meu futuro deveria ser muito diferente do que é, mas eu credito a melhora que ocorreu na minha vida e na de meus irmãos, foi pela escola publica de qualidade que tivemos, e que foi sabotada a partir de 1978 – coincidencia ou não, com greves, bem no inicio da reabertura politica. Os professores daquele momento queriam melhores condições salariais. A mentalidade esquerdista implantada naquele momento, não melhorou até hoje as condições salariais e de carreira do magisterio da escola publica.
Mas voltando a Jair Bolsonaro, numa das falas que ouvi, ele disse, na epoca das manifestações de Julho de 2013 foi que, no periodo militar a população não ia as ruas pedir por mais educação de qualidade, por que isso havia. Não foi as ruas pedir por mais saude, por que havia cobertura, pelo INAMPS (sem luxo, mas eficaz) e não pedia por segurança, por que o Brasil vivia momento de total segurança. Me lembrei de novo da minha infancia. Eu brincava até tarde na rua, estudava em escola publica, bandido era tratado como bandido. E fim.
Eu quero estes valores de volta. Antes de tudo, quero que haja segurança no país. Se tivessemos segurança e uma correta punidade a bandidos, com crianças aprendendo desde cedo que o crime não compensa, e o que leva a prosperidade é a educação, teriamos um país diferente hoje.
O Brasil errou ao eleger amantes da baderna e de greves. Mas agora é o momento de corrigir. E esta correção não acontecerá com a repetição dos mesmos nomes de politicos fantasiados de Bonzinhos (o bonzinho, como aprendi na vida, só se f@*#!). O Brasil precisa de um presidente com autoridade, com legitimidade, com legalidade democraticamente eleito e que tenha um plano de governo onde a Segurança Publica e Nacional venha em primeiro lugar, em segundo a Educação, em terceiro a economia e em quarto a Saude Publica. Não que um seja mais importante que a outra, mas com estes 4 pilares fortes sustentam a nação. E eu só consigo ver isso em Jair Bolsonaro. A midia e os politicos do Establishment veem nele um perigo e uma ameaça. Eu vejo nele a esperança, não de um Salvador da Patria, mas de um Brasileiro à moda antiga que ama seu país e sua familia.
Se algum dos candidatos ou outro se mostrar melhor do que Bolsonaro para suprir este anseio, tudo bem. Mas, qualquer candidato que não seja muito claro diante da revogação do estatuto do desarmamento, não merece minha confiança não. E não há nenhum que tenha esta posição, com Jair Bolsonaro.

Para finalizar, Luciano Huck não merece respeito nenhum. Nunca vou esquecer do INFREPÁTICO... O pior bandido é aquele que engana crianças...

domingo, 19 de dezembro de 2010

Natal e Ano Novo.

Depois de uma pausa nas minhas postagens, por questões de tempo, volto hoje. Essa semana é a semana em que os Cristãos comemoram o nascimento de Jesus (não por que Ele tenha nascido no dia 25 de Dezembro de 0001, mas por uma questão de convenção e conveniencia).
Desde que eu era criança essa época do ano me traz muitos sentimentos interessantes. Minha familia, diferente das demais, como viria a perceber mais tarde, comemorava o Natal de forma diferente. Minha mãe e meu pai são cristãos evangélicos (crente, como se dizia há 30 anos atrás - apesar que meu pai , como bom baiano, se criou na umbanda e candomblé). Como filhos, nosso dever era seguir ao que meus pais determinavam. Minha familia imigorou de Arapongas - Paraná para São Paulo em 1969, e sem parentes na cidade, escolheu adotar e ser adotada pela Igreja Presbiteriana do Sacomã, que era uma comunidade com 9 anos mais ou menos a época.
Na época de Natal, minha infância era estar me preparando junto com outras crianças para as festividades de Natal. Sempre participavamos de peças teatrais com encenação da Noite de Natal. Eu amava aquilo tudo. Me dedicava a fazer o melhor, tanto como meus irmãos. Lembro que meus irmãos aprenderam a tocar flauta doce nessa época, por conta de uma Cantata do Liga Juvenil. Eu era muito pequeno para aquilo, mas o clima de Natal na minha familia era diferente, como pude perceber bem depois.
Havia um clima de festividade, mas pouco clima de aconchego. Era o que eu conhecia, era bom. Mas diferente.
Sempre, nessa época do ano, em maior ou menor grau, vem a minha mente, o que é realmente o sentido de um Feliz Natal.
Agora pouco, quando eu estava na minha cama me veio essa pergunta (são 7:42 do domingo, dia 19 de dezembro de 2010). O que é um Feliz Natal?
O que é ter um Feliz Natal?
Será que é aquela sensação de ter conseguido comprar a lista de presentes das pessoas que são importantes? Acho que é uma sensação boa, mas isso não é Feliz Natal.
Será que é se confraternizar com o pessoal do escritório, num almoço ou jantar, beber, rir, falar besteira? Isso é gostoso, é divertido, faz a gente rir. Mas isso pode ser feito em qualquer momento do ano. Isso não é ter um Feliz Natal.
Será que dar aquele presente que o filho ou a filha estava esperando, e ver nos olhos das crianças, aquele brilho de alegria e satisfação, tão único e excluisivo que as vezes faz a gente chorar de alegria junto? Sem dúvida é emocionante, toca o coração da gente, por que vemos que podemos fazer alguem se alegrar. Mas alegria é uma coisa. Felicidade é outra. E um Feliz Natal, o que é?
Todos nós nos desejamos a meia noite de 24 de dezembro uns aos outros: "Feliz Natal meu filho" ; "Feliz Natal meu amigo"; "Feliz Natal meu amor"; "Feliz Natal pai e mãe". E daí? Feliz Natal é só um desejo?? É só um voto? São só palavras? É só uma história?
Já postei no meu outro blog (www.mecanismodeacao.blogspot.com) sobre uma redação que fiz na escola sobre "O melhor presente de Natal", sob o ponto de vista de uma criança de 10 anos (minha idade na época).
Nosso conceito humano de felicidade baseia-se em 3 coisas, que quase nunca andam juntas para a maioria das pessoas: Amor, saúde e dinheiro. Dizem que quem possui muito desses 3 artigos em abundancia é feliz. Acredito que isso é uma pauta interessante e que tem fundamento na materialidade do mundo que estamos, afinal, estamos no mundo da matéria, somos humanos. Precisamos de coisas materiais e palpáveis para sobreviver e vivermos com dignidade.
Essa época de Natal e Ano Novo é mais um momento de reflexão do que felicidade. Fui agraciado com a benção de ter o nascimento do meu filho nessa época do ano. É mais uma doce preocupação de fim de ano. Então, além de ser aprovado na escola, de correr com metas a serem cumpridas, ainda há (ou havia) a festa de aniversário, numa época em que todo mundo está preocupado em viajar. Isso dá um sabor muito especial a vida, mas não é um Feliz Natal.
Sem melancolias ou depressões muito propria dessa época do ano também, já que tem tanta gente que não recebe ou não dá uma lembrança ao longo do ano, quero entender o que é um Feliz Natal.
Talvez um Feliz Natal seja algo que não acontece para a maioria das pessoas. Mas, se nos basearmos num conceito que vai além do que nossos olhos veem, talvez possamos compreender a imensidão do Natal.
A palavra "Natal" com o sentido do nascimento de Cristo, pelo que me consta, não existe na Bíblia Sagrada. Mas existe a história dos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, somados aos anuncios proféticos de Isaías, Zacarias e Habacuc que nos dão conta de que Deus, não se esquece nunca de seus filhos e nem de sua criação, e que ELE enviaria um restaurador para botar ordem no caos.
Algo talvez, agora comece a fazer algum sentido. Muitas vezes, nosso conceito de Feliz Natal baseia-se no momento comercial que passamos a vida tentando entender qual a importancia de que gastar o 13º salario para satisfazer a necessidade material nossas e dos outros. Mas no conceito do Criador o Natal foi o estabelecimento da promessa a ser cumprida desde o inicio. O Criador, o Deus do Universo, tinha bilhões de galaxias, com bilhões de estrelas, e outros quintilhões de planetas para estabelecer seus planos. Mas escolheu a Terra para isso. Deus criou o homem no 6º dia da Criação dos Céus e da Terra. E o homem como um gesto de desobediencia, imprudencia, negligencia e impericia, estragou tudo. Deus prometeu restabelecer tudo de novo. E dentre todos os seus filhos e criaturas ele escolheu a seu filho mais especial e importante para cumprir essa missão. Missão de amor, de paz e de dor. Essa missão começou no momento em que Deus ordenou a seus anjos que avisassem a menina Maria, ainda virgem, que ela seria a portadora em seu ventre do Filho de Deus. Maria sim, teve um Feliz Natal. Quem tem um filho, sabe o que é a felicidade vindo da responsabilidade de criar uma vida. Ainda mais quando esse filho tem a missão de salvar toda a Criação.
Hoje, para muitos isso pode ser apenas uma lenda. Uma história que contam. Uma coincidencia histórica ou uma fraude bem arquitetada pelos judeus, para tentar minar o império romano, que foi descoberta a tempo. Para nós cristãos, essa é a base da nossa fé.
Um Feliz Natal, começa no momento em que colocamos em prática aquilo que Jesus disse ser o Reino de Deus. Conhecer a Deus que criou todas as coisas na Terra para proveito do homem e honrar ao feito desse mesmo Deus, justo e amoroso que a todos, todos os dias nos deseja Feliz Natal, pedindo que deixemos nascer em nossos corações o Jesus Salvador, como presente eterno.
Isso não depende de igreja ou religião. Depende de atitude e coragem. Coisas que nos faltam, quando o assunto é Fé.
Embora, a grande questão desse post não seja respondida, e não era mesmo esse objetivo, fica aqui meu sincero desejo de que você que leu tudo isso, tenha uma Noite de Natal maravilhosa, ao lado de quem você ama e de quem te ama também. E que você decida por si mesmo, quando você estiver preparado, se quer ter um Feliz Natal de verdade (que pode ser a qualquer dia do ano).
Que a paz do Criador esteja com você, todos os dias de sua vida.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O homem e sua responsabilidade na Criação

Há algum tempo atrás, arqueólogos descobriram vestígios do Homo sapiens primitivo e outros vestígios do Homo neanderthaliensis, porém a datação por carbono 14 constatou que o Homo sapiens não evoluiu do Homo neanderthaliensis, mas sim que ambas as espécies de homens viveram e coexistiram na mesma época e na mesma área geográfica.



Quando vi essa história, acreditei que, como tantas outras constatações da ciência, essa não poderia ter nenhum fundamento ou sugestão na Bíblia.



Depois lendo um pouco o livro do Gênesis, vi algo que me pareceu muito estranho na forma como a escritura está posta: No capítulo 1 do Genesis no verso 27 diz que Deus decidiu criar o homem à sua imagem e semelhança, os criando macho e fêmea, e lhe dando poderes sobre os animais.



Mas, adiante no capitulo 2 verso 7, o Criador pouco antes de fazer o Jardim do Éden, forma um homem do pó da terra. Me pareceu meio estranha a narrativa de duas aparições para a formação de um único homem. Se Deus fez todas as coisas, e todos os seres vivos foram obras de Deus, tanto neandertais (primeiro homem meio selvagem e menos perfeito, já que foi feito em primeira instância) como o homo sapiens (perfeito e obra magna do Criador e com uma missão especial mas criado depois - Adão) foram feitos. É possível que Deus fez os dois homens, o neandertal primeiro e o sapiens depois. E isso ajudaria a explicar a grande dúvida: Com quem os filhos homens de Adão se acasalaram, visto que acasalar com irmãos consanguineos, além de abominação a Deus é também um grave risco a saúde?





Pelo achados de DNA encontrados em fósseis antigos, comparados entre hominideos primitivos e o homem moderno, foi demonstrado que o homem modernos tem DNA dos dois homens.





Como Deus e suas leis são perfeitos, penso momentaneamente que a teoria de que o homem moderno pode ser uma mistura entre um homem mais primitivo e um homem mais especial.


É apenas uma teoria, com um certo embasamento cientifico, mas que não vai de encontro ao que a Igreja diz ser a verdade.

Quando o Criador fez o Adão, ele o fez com o propósito de ser o principal responsável para que a obra de Deus funcionasse perfeitamente.


O fato é que, com a desobediêcia humana, o decreto do Eterno era de que, a terra estava amaldiçoada, e o homem estava condenado e errar mais que acertar.


O homem aumenta muito suas chances de acertar quando põe em prática os ensinamentos de Deus, quando se coloca como dependente da Sabedoria eterna.


Mas, como vemos, não é isso que acontece, e com isso o homem falha terrivelmete em sua responsabilidade com a criação.


Um dos pilares da fé eficaz é o ensinado por Jesus: Busque primeiro o Reino de Deus, e Sua Justiça, e as demais coisas lhe serão acrescentadas.


Essa é toda a diferença que faz o homem continuar sendo o principal mordomo de Deus nesse planeta, e é unica forma de termos sucesso como desempenho de nossa responsabilidade dentro da Criação.

domingo, 12 de setembro de 2010

No principio das coisas 2ª parte

Vimos no post anterior que entre os filhos celestiais do Eterno, um se sobressaia devido a sua responsabilidade: o Portador da Luz. E agora, devido ao seu orgulho, arrogancia e sobretudo a sua rebeldia, esse filho de Deus passou a se tornar opositor ao Pai das Luzes. O termo de uma das traduções para opositor é diabo. Então de Portador da Luz esse anjo passou a ser o Opositor do Eterno.
Durante os 6 dias que se seguiram, o Eterno deu forma a Terra, pois ordem nos sistemas do Sol, Lua, Terra e outros planetas, criou os oceanos, criou os vegetais, criou os animais aquaticos, os animais terrestres as aves, e por fim o homem.
Iremos especular em breve sobre esse ponto, pois há algo interessante nos relatos do Genêsis que vale à pena teorizar. No entanto agora, quero ainda falar mais um pouco sobre conhecimento.
Quando o Criador finalizou sua obra, descansou no 7º dia. Então chegou ao homem que havia criado a partir dos elementos do solo, o qual chamou de Adão, e propos alguns dos decretos para orientar a vida e a missão do homem na Terra. Diz o Genesis que Deus criou um local especial para o homem, criou uma companheira, Eva e os colocou nesse local especial chamado Jardim do Eden, onde toda a sorte de frutos estavam a disposição do homem em suas árvores. Duas arvores no entanto eram diferentes e estavam no Eden, uma arvore que passa desapercebida na narrativa é a Arvore da Vida, uma arvore cujo o fruto concedia a vida eterna, e outra árvore plenamente conhecida da maioria das pessoas.... a Macieira ? - Não... Mas a arvore do Conhecimento e da Ciência do Bem e do Mal, para a qual o Criador ordenou ao homem que não comesse do fruto e mais ainda, que nem sequer a tocasse, por que "no dia em que a comerdes, certamente morrerás". E o Genesis diz que o homem e a mulher andavam nus, mas que isso não era nenhum problema para eles, pois a nudez não era uma vergonha.
Se o primeiro homem, tivesse se alimentado do fruto da Arvore da Vida, o destino dos seus descendentes seria de enorme crescimento em todas as áreas da vida, naquilo que importa de fato. Mas... eis que a serpente que era a mais astuta de todas as criaturas que o senhor Deus havia criado chegou e mulher - não ao homem, que foi a quem Deus dera a ordem de não comer do fruto proibido - e a estimulou a comer do fruto proibido, por que afinal de contas, Deus apenas disse para não comer. Mas a serpente, tomada pela instigação do opositor, insistentemente convenceu a Eva que ela deveria comer o fruto e aí, se tornaria igual a Deus, sabendo o que era bom e o que era mal. E como ela viu que o fruto era bom para dar entendimento, comeu e deu também para Adão, que também comeu...
O plano do Opositor dera resultado. Ele conseguiu com muita habilidade fazer com que o casal, obra prima da Criação do Eterno, cruzasse a mesma linha que o Opositor ja havia cruzado, e agora o pecado havia entrado na Criação de Deus novamente. Devido ao Opositor do Eterno, ter conseguido iludir com promessas enganadoras ao casal, ele passou a ser também conhecido por enganador, ou Satanás, ou Satan. Então de Portador da Luz e do Conhecimento, esse anjo se tornou Diabo e Satanás...
E por conta do erro original que é a desobediência levada a cabo por ganância, o Eterno determinou uma serie de decretos para estabelecer agora uma nova ordem para sua Criação:

1 - Por que o homem errou, a terra passou a ser amaldiçoada. E onde o homem fosse teria mais dificuldades que facilidades, e tudo se complicaria para ele. Espinhos e abrolhos seriam o resultado da busca do homem por sua sobrevivência, não agora, mas certamente a partir de então, limitada pela morte. Sobre isso o homem não poderia fugir. Estava determinado que iria trabalhar para sustentar-se, seria um trabalho arduo, dificil e doloroso e depois de viver uma vida limitada, devolveria os elementos de foi feito para o solo;

2 - A mulher passaria a ter uma dependencia fisica, mental, social e sexual do homem, além do que o homem tinha que passar, seria ainda responsável por sua mulher e a dominaria. E a mulher daria luz aos filhos em meio a dores e preocupações.

3 - Ao Opositor e Enganador, agora, haveria intensa inimizade entre os dois.

Dentro da narartiva há uma parte em que Deus determina que:

4- o homem comeria com dor o fruto todos os dias da sua vida.

Mas o fruto não era o fruto do conhecimento e da ciência do bem e do mal? Sim.
Então Deus determinou que nos nutrissimos do conhecimento da ciencia do bem e do mal. Para praticarmos o que é bom e nos afastassemos do que é mal. Não que isso determinasse a redenção do Homem, ja que essa só viria no futuro, mas para que o homem estivesse sempre preparado para tomar a decisão correta, e não vacilasse em suas concretizãções após a o erro original ja cometido.

Hoje, vemos o quanto nosso planeta está assolado pela ação do homem. Isso se deve sobremaneira ao fato que talvez não estejamos nos alimentando do conhecimento do bem, pois pelos frutos se conhece a qualidade da arvore. Estamos todos indo ao encontro das maiores durezas causadas pela ineficiencia humana em gerenciar o prêmio sublime do Criador: A vida.

Mas, a bondade e a misericórdia do Eterno dura para sempre. Nessa situação, não importa se você pertence ou não a uma religião. Importa que você saiba que o conhecimento que vem de Deus, obtido através de estudo e prática da vontade dEle é o que fará em algum momento da história surgir para nós a oportunidade de comer o fruto, não o proíbido, mas aquele que estava tão facil e tão a mão de Adão, mas ao qual foi tomado para longe. O fruto da arvore da vida.

Quero muito manter as postagens nesse blog com frequencia. Cada leitor tem sua propria religião, seu proprio dogma. Essas verdades são reais em qualquer religião. Então, espero aumentar o interesse por adquirir mais conhecimentos de Deus e estarei feliz em receber comentários, críticas, sugestão e contribuições.

Que o Pai das Luzes possa abençoar nossas vidas e nossas decisões, tornando-nos mais sábios.

sábado, 11 de setembro de 2010

No príncipio das coisas 1ª Parte.

Hoje iniciamos um blog para aqueles que querem discutir sobre fé. Mas não unicamente a fé. Mas sim fé embasada. A fé que faz a diferença e que remove montanhas. A fé inteligente. A fé que não falha. E a fé que não está ligada e nenhum templo, denominação ou corrente de religião.
Mas uma ligada sim, a uma força espiritual existente e sustentada na ciência e no conhecimento.
Os hackers de computador tem uma frase que acho que é realmente uma verdade: "Conhecimento não é crime". De fato, conhecimento por si só não é crime. Os frutos desse conhecimento podem ser crime ou não. Podem ser bons ou mal, depende do uso que se faz desse conhecimento. Mas o conhecimento é inócuo se não for usado, e dessa forma não é bom nem mal.
Mas qual é a fonte do conhecimento?
Conhecimento nunca vem de dentro fora, mas de fora pra dentro. Ou seja, as coisas funcionam de uma forma e só sabemos como é esse funcionamento, se nos dedicamos a aprender esse funcionamento, e sendo detentor desse conhecimento, decidirmos o que fazer com ele ou não.
E onde começou tudo isso?
Começa na fundação do Universo.
Diz a tradição que, antes de surgir qualquer coisa no Universo, já havia um Deus que era perfeito em tudo: em poder e gloria. O Deus Eterno então decidiu criar todos os átomos, estrelas, galáxias
em altíssima abundância e as espalhou sobre todo o espaço. Em seguida o Eterno criou guardiães e mensageiros para cuidarem da obra inicial dEle. Foi assim que os Anjos, os primeiros filhos de Deus, começaram a habitar os espaços celestiais. Para cada região do Universo, uma legião de anjos cuidam com todo o cuidado daquilo que lhes foi confiado.
Segundo ainda a tradição, um anjo especialissímo foi eleito pelo Eterno para ser o cuidador de algo de imensa importancia. Ele seria o Portador da Luz e do Conhecimento. A esse anjo, ou criatura espiritual ou filho de Deus, o Eterno concedeu um nome de honra: Lúcifer: o anjo portador da Luz e do conhecimento. Por sua missão de importância elevada, e por sua natureza orgulhosa e resplandecente, o Portador da Luz começou a acreditar ser mais importante que o Pai das Luzes (o Eterno). E isso o fez se tornar presunçoso e arrogante. O Eterno, apercebendo-se da ameaça a ordem e a estabilidade do Universo criado com amor e organização, reservou um espaço da sua criação onde Ele, o Eterno cobriu de trevas e imensa escuridão. Nesse espaço, o Eterno criaria uma região onde seu objetivo estivesse protegido. Nenhum dos filhos de Deus argumentavam com Eterno sobre seus planos. Até que um dia, o Portador da Luz, quebrou o protocolo e foi argumentar com o Eterno, os motivos pelos quais, ele , o Portador da Luz e do Conhecimento não poderia gozar de maiores privilegios entre as criaturas, criações e seres espirituais. Sabendo do perigo de conceder privilégios imerecidos, o Eterno respondeu a esse filho rebede que tudo o que ele necessitava para cumprir a sua missão já lhe havia sido concedido, e que com o tempo ele aprenderia os motivos do Criador e se elevaria ainda mais em conhecimento. O filho rebelde então, exigiu saber por que o Criador estava fazendo algo oculto dos seus demais filhos, e por que Ele, o Portador da Luz e do Conhecimento estava afastado dos planos do Criador. Esse tipo de sentimento começou a fermentar no coração do Portador das Luzes e isso o fez espalhar essa duvida entre seus irmãos espirituais.
Tanto que muitos começaram a questionar as intenções do próprio Pai.
A rebelião celestial criou tamanha discidencia, que ao Eterno não coube outra opção senão, separar aqueles que confiavam nos propositos divinos e permanecerem fiéis daqueles que não depositavam mais fé naquele que os havia criado. Segundo a tradição, um terço dos filhos celestiais de Deus optaram por ficar ao lado do portador da Luz e os demais ficaram ao lado do Criador. A punição dada a Lucifer e seus seguidores foi serem decaídos da Graça. Esses filhos de Deus, não poderiam fazer aquilo que foram criados para cumprir que é serem testemunhas do plano do Eterno, cuidadores exemplares daquilo que lhes foi confiado e por fim, estavam impedidos de prestar louvor e adoração ao Eterno. No entanto, pela bondade infinita de Deus, esses filhos ainda poderiam conversar com o próprio Criador e ainda poderiam aprender da fonte infinita.
Em seguida, ainda segundo a tradição, o Eterno se dirigiu para região de trevas e escuridão, e com todo o seu poder moveu seus braços para essa região, moveu-se calmamente ao lado dos seus filhos e subitamente disse: Que haja Luz!!!
E houve a luz, e viu Deus que a luz era boa. E assim o Eterno criou as bases do sistema solar e do planeta que habitamos. O Céu e a Terra, onde Deus tudo criou no principio das coisas, para os seus propósitos. Aí começou o início da história da Criação do céu e da terra, dos seres vivos como narra tão bem o Gênesis na Bíblia.