Vimos no post anterior que entre os filhos celestiais do Eterno, um se sobressaia devido a sua responsabilidade: o Portador da Luz. E agora, devido ao seu orgulho, arrogancia e sobretudo a sua rebeldia, esse filho de Deus passou a se tornar opositor ao Pai das Luzes. O termo de uma das traduções para opositor é diabo. Então de Portador da Luz esse anjo passou a ser o Opositor do Eterno.
Durante os 6 dias que se seguiram, o Eterno deu forma a Terra, pois ordem nos sistemas do Sol, Lua, Terra e outros planetas, criou os oceanos, criou os vegetais, criou os animais aquaticos, os animais terrestres as aves, e por fim o homem.
Iremos especular em breve sobre esse ponto, pois há algo interessante nos relatos do Genêsis que vale à pena teorizar. No entanto agora, quero ainda falar mais um pouco sobre conhecimento.
Quando o Criador finalizou sua obra, descansou no 7º dia. Então chegou ao homem que havia criado a partir dos elementos do solo, o qual chamou de Adão, e propos alguns dos decretos para orientar a vida e a missão do homem na Terra. Diz o Genesis que Deus criou um local especial para o homem, criou uma companheira, Eva e os colocou nesse local especial chamado Jardim do Eden, onde toda a sorte de frutos estavam a disposição do homem em suas árvores. Duas arvores no entanto eram diferentes e estavam no Eden, uma arvore que passa desapercebida na narrativa é a Arvore da Vida, uma arvore cujo o fruto concedia a vida eterna, e outra árvore plenamente conhecida da maioria das pessoas.... a Macieira ? - Não... Mas a arvore do Conhecimento e da Ciência do Bem e do Mal, para a qual o Criador ordenou ao homem que não comesse do fruto e mais ainda, que nem sequer a tocasse, por que "no dia em que a comerdes, certamente morrerás". E o Genesis diz que o homem e a mulher andavam nus, mas que isso não era nenhum problema para eles, pois a nudez não era uma vergonha.
Se o primeiro homem, tivesse se alimentado do fruto da Arvore da Vida, o destino dos seus descendentes seria de enorme crescimento em todas as áreas da vida, naquilo que importa de fato. Mas... eis que a serpente que era a mais astuta de todas as criaturas que o senhor Deus havia criado chegou e mulher - não ao homem, que foi a quem Deus dera a ordem de não comer do fruto proibido - e a estimulou a comer do fruto proibido, por que afinal de contas, Deus apenas disse para não comer. Mas a serpente, tomada pela instigação do opositor, insistentemente convenceu a Eva que ela deveria comer o fruto e aí, se tornaria igual a Deus, sabendo o que era bom e o que era mal. E como ela viu que o fruto era bom para dar entendimento, comeu e deu também para Adão, que também comeu...
O plano do Opositor dera resultado. Ele conseguiu com muita habilidade fazer com que o casal, obra prima da Criação do Eterno, cruzasse a mesma linha que o Opositor ja havia cruzado, e agora o pecado havia entrado na Criação de Deus novamente. Devido ao Opositor do Eterno, ter conseguido iludir com promessas enganadoras ao casal, ele passou a ser também conhecido por enganador, ou Satanás, ou Satan. Então de Portador da Luz e do Conhecimento, esse anjo se tornou Diabo e Satanás...
E por conta do erro original que é a desobediência levada a cabo por ganância, o Eterno determinou uma serie de decretos para estabelecer agora uma nova ordem para sua Criação:
1 - Por que o homem errou, a terra passou a ser amaldiçoada. E onde o homem fosse teria mais dificuldades que facilidades, e tudo se complicaria para ele. Espinhos e abrolhos seriam o resultado da busca do homem por sua sobrevivência, não agora, mas certamente a partir de então, limitada pela morte. Sobre isso o homem não poderia fugir. Estava determinado que iria trabalhar para sustentar-se, seria um trabalho arduo, dificil e doloroso e depois de viver uma vida limitada, devolveria os elementos de foi feito para o solo;
2 - A mulher passaria a ter uma dependencia fisica, mental, social e sexual do homem, além do que o homem tinha que passar, seria ainda responsável por sua mulher e a dominaria. E a mulher daria luz aos filhos em meio a dores e preocupações.
3 - Ao Opositor e Enganador, agora, haveria intensa inimizade entre os dois.
Dentro da narartiva há uma parte em que Deus determina que:
4- o homem comeria com dor o fruto todos os dias da sua vida.
Mas o fruto não era o fruto do conhecimento e da ciência do bem e do mal? Sim.
Então Deus determinou que nos nutrissimos do conhecimento da ciencia do bem e do mal. Para praticarmos o que é bom e nos afastassemos do que é mal. Não que isso determinasse a redenção do Homem, ja que essa só viria no futuro, mas para que o homem estivesse sempre preparado para tomar a decisão correta, e não vacilasse em suas concretizãções após a o erro original ja cometido.
Hoje, vemos o quanto nosso planeta está assolado pela ação do homem. Isso se deve sobremaneira ao fato que talvez não estejamos nos alimentando do conhecimento do bem, pois pelos frutos se conhece a qualidade da arvore. Estamos todos indo ao encontro das maiores durezas causadas pela ineficiencia humana em gerenciar o prêmio sublime do Criador: A vida.
Mas, a bondade e a misericórdia do Eterno dura para sempre. Nessa situação, não importa se você pertence ou não a uma religião. Importa que você saiba que o conhecimento que vem de Deus, obtido através de estudo e prática da vontade dEle é o que fará em algum momento da história surgir para nós a oportunidade de comer o fruto, não o proíbido, mas aquele que estava tão facil e tão a mão de Adão, mas ao qual foi tomado para longe. O fruto da arvore da vida.
Quero muito manter as postagens nesse blog com frequencia. Cada leitor tem sua propria religião, seu proprio dogma. Essas verdades são reais em qualquer religião. Então, espero aumentar o interesse por adquirir mais conhecimentos de Deus e estarei feliz em receber comentários, críticas, sugestão e contribuições.
Que o Pai das Luzes possa abençoar nossas vidas e nossas decisões, tornando-nos mais sábios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário