domingo, 19 de dezembro de 2010

Natal e Ano Novo.

Depois de uma pausa nas minhas postagens, por questões de tempo, volto hoje. Essa semana é a semana em que os Cristãos comemoram o nascimento de Jesus (não por que Ele tenha nascido no dia 25 de Dezembro de 0001, mas por uma questão de convenção e conveniencia).
Desde que eu era criança essa época do ano me traz muitos sentimentos interessantes. Minha familia, diferente das demais, como viria a perceber mais tarde, comemorava o Natal de forma diferente. Minha mãe e meu pai são cristãos evangélicos (crente, como se dizia há 30 anos atrás - apesar que meu pai , como bom baiano, se criou na umbanda e candomblé). Como filhos, nosso dever era seguir ao que meus pais determinavam. Minha familia imigorou de Arapongas - Paraná para São Paulo em 1969, e sem parentes na cidade, escolheu adotar e ser adotada pela Igreja Presbiteriana do Sacomã, que era uma comunidade com 9 anos mais ou menos a época.
Na época de Natal, minha infância era estar me preparando junto com outras crianças para as festividades de Natal. Sempre participavamos de peças teatrais com encenação da Noite de Natal. Eu amava aquilo tudo. Me dedicava a fazer o melhor, tanto como meus irmãos. Lembro que meus irmãos aprenderam a tocar flauta doce nessa época, por conta de uma Cantata do Liga Juvenil. Eu era muito pequeno para aquilo, mas o clima de Natal na minha familia era diferente, como pude perceber bem depois.
Havia um clima de festividade, mas pouco clima de aconchego. Era o que eu conhecia, era bom. Mas diferente.
Sempre, nessa época do ano, em maior ou menor grau, vem a minha mente, o que é realmente o sentido de um Feliz Natal.
Agora pouco, quando eu estava na minha cama me veio essa pergunta (são 7:42 do domingo, dia 19 de dezembro de 2010). O que é um Feliz Natal?
O que é ter um Feliz Natal?
Será que é aquela sensação de ter conseguido comprar a lista de presentes das pessoas que são importantes? Acho que é uma sensação boa, mas isso não é Feliz Natal.
Será que é se confraternizar com o pessoal do escritório, num almoço ou jantar, beber, rir, falar besteira? Isso é gostoso, é divertido, faz a gente rir. Mas isso pode ser feito em qualquer momento do ano. Isso não é ter um Feliz Natal.
Será que dar aquele presente que o filho ou a filha estava esperando, e ver nos olhos das crianças, aquele brilho de alegria e satisfação, tão único e excluisivo que as vezes faz a gente chorar de alegria junto? Sem dúvida é emocionante, toca o coração da gente, por que vemos que podemos fazer alguem se alegrar. Mas alegria é uma coisa. Felicidade é outra. E um Feliz Natal, o que é?
Todos nós nos desejamos a meia noite de 24 de dezembro uns aos outros: "Feliz Natal meu filho" ; "Feliz Natal meu amigo"; "Feliz Natal meu amor"; "Feliz Natal pai e mãe". E daí? Feliz Natal é só um desejo?? É só um voto? São só palavras? É só uma história?
Já postei no meu outro blog (www.mecanismodeacao.blogspot.com) sobre uma redação que fiz na escola sobre "O melhor presente de Natal", sob o ponto de vista de uma criança de 10 anos (minha idade na época).
Nosso conceito humano de felicidade baseia-se em 3 coisas, que quase nunca andam juntas para a maioria das pessoas: Amor, saúde e dinheiro. Dizem que quem possui muito desses 3 artigos em abundancia é feliz. Acredito que isso é uma pauta interessante e que tem fundamento na materialidade do mundo que estamos, afinal, estamos no mundo da matéria, somos humanos. Precisamos de coisas materiais e palpáveis para sobreviver e vivermos com dignidade.
Essa época de Natal e Ano Novo é mais um momento de reflexão do que felicidade. Fui agraciado com a benção de ter o nascimento do meu filho nessa época do ano. É mais uma doce preocupação de fim de ano. Então, além de ser aprovado na escola, de correr com metas a serem cumpridas, ainda há (ou havia) a festa de aniversário, numa época em que todo mundo está preocupado em viajar. Isso dá um sabor muito especial a vida, mas não é um Feliz Natal.
Sem melancolias ou depressões muito propria dessa época do ano também, já que tem tanta gente que não recebe ou não dá uma lembrança ao longo do ano, quero entender o que é um Feliz Natal.
Talvez um Feliz Natal seja algo que não acontece para a maioria das pessoas. Mas, se nos basearmos num conceito que vai além do que nossos olhos veem, talvez possamos compreender a imensidão do Natal.
A palavra "Natal" com o sentido do nascimento de Cristo, pelo que me consta, não existe na Bíblia Sagrada. Mas existe a história dos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, somados aos anuncios proféticos de Isaías, Zacarias e Habacuc que nos dão conta de que Deus, não se esquece nunca de seus filhos e nem de sua criação, e que ELE enviaria um restaurador para botar ordem no caos.
Algo talvez, agora comece a fazer algum sentido. Muitas vezes, nosso conceito de Feliz Natal baseia-se no momento comercial que passamos a vida tentando entender qual a importancia de que gastar o 13º salario para satisfazer a necessidade material nossas e dos outros. Mas no conceito do Criador o Natal foi o estabelecimento da promessa a ser cumprida desde o inicio. O Criador, o Deus do Universo, tinha bilhões de galaxias, com bilhões de estrelas, e outros quintilhões de planetas para estabelecer seus planos. Mas escolheu a Terra para isso. Deus criou o homem no 6º dia da Criação dos Céus e da Terra. E o homem como um gesto de desobediencia, imprudencia, negligencia e impericia, estragou tudo. Deus prometeu restabelecer tudo de novo. E dentre todos os seus filhos e criaturas ele escolheu a seu filho mais especial e importante para cumprir essa missão. Missão de amor, de paz e de dor. Essa missão começou no momento em que Deus ordenou a seus anjos que avisassem a menina Maria, ainda virgem, que ela seria a portadora em seu ventre do Filho de Deus. Maria sim, teve um Feliz Natal. Quem tem um filho, sabe o que é a felicidade vindo da responsabilidade de criar uma vida. Ainda mais quando esse filho tem a missão de salvar toda a Criação.
Hoje, para muitos isso pode ser apenas uma lenda. Uma história que contam. Uma coincidencia histórica ou uma fraude bem arquitetada pelos judeus, para tentar minar o império romano, que foi descoberta a tempo. Para nós cristãos, essa é a base da nossa fé.
Um Feliz Natal, começa no momento em que colocamos em prática aquilo que Jesus disse ser o Reino de Deus. Conhecer a Deus que criou todas as coisas na Terra para proveito do homem e honrar ao feito desse mesmo Deus, justo e amoroso que a todos, todos os dias nos deseja Feliz Natal, pedindo que deixemos nascer em nossos corações o Jesus Salvador, como presente eterno.
Isso não depende de igreja ou religião. Depende de atitude e coragem. Coisas que nos faltam, quando o assunto é Fé.
Embora, a grande questão desse post não seja respondida, e não era mesmo esse objetivo, fica aqui meu sincero desejo de que você que leu tudo isso, tenha uma Noite de Natal maravilhosa, ao lado de quem você ama e de quem te ama também. E que você decida por si mesmo, quando você estiver preparado, se quer ter um Feliz Natal de verdade (que pode ser a qualquer dia do ano).
Que a paz do Criador esteja com você, todos os dias de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário